twitterfacebookemail

domingo, 28 de novembro de 2010

0

Ceticismo: o notebook de duas telas da Acer está chegando ao mercado

Já faz algum tempo que diversos fabricantes estão apresentando protótipos de notebooks com duas telas, mas ao que tudo indica a Acer será a primeira a dar a cara a tapa e colocar um desses monstrinhos no mercado, com o Iconia:
Ele usa duas telas de 14" (1366x768), ambas com touchscreen capacitivo e vidro gorilla, fazendo com que ele seja uma espécie de elo perdido entre o notebook e o tablet. Ao ler, a segunda tela serve como uma extensão da primeira, exibindo mais da página e ao colocar as mãos para digitar (é preciso tocar a tela com cinco dedos simultaneamente) ele mostra automaticamente um teclado virtual.
Em outras situações, a segunda tela pode ser usada para outras funções, como por exemplo exibir a galeria de mídia, enquanto a tela principal continua sendo usada para visualizar outro conteúdo:
Em outras palavras, a Acer está tentando fazer com que a segunda tela do Iconia tenha mais utilidade do que como um simples touchscreen, resta saber até que ponto terão sucesso.
Apesar da aparência dos screenshots, ele não roda o Android ou outro sistema para teblets, mas sim o Windows 7, impulsionado por um processador Core i5 i5-480M/560M/580M, até 4GB de memória DDR3, HD magnético de até 750 GB, USB 3.0, webcam, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth, 3G e um peso total de 3 kg. A Acer desenvolveu um novo shell para o sistema, que oferece uma interface mais utilizável, mas resta saber até que ponto isso se estende a outros softwares.
A Acer ainda não divulgou o preço, mas calculando o preço de duas telas resistivas de 14" e do restante do hardware, combinado com o "hipe-factor", me parece improvável que o monstrinho custe menos de US$ 1000 no mercado norte-americano. Em outras palavras, é uma compra de altíssimo risco, considerando a combinação de potenciais limitações com um preço tão alto.
Embora os fabricantes vejam o conceito como uma oportunidade de atrair a atenção do público, continuo veemente cético em relação aos notebooks de duas telas. Eles substituem um par de componentes baratos e que funcionam muito bem (teclado e touchscreen) por um componente muito mais caro (a segunda tela) e que não cumpre bem a função do primeiro. Eles não são uma boa ideia nem mesmo como leitores de e-books e revistas, já que o peso torna desconfortável de segurá-los, sem falar das inconsistência de tentar rodar o Windows 7 em um dispositivo que usa exclusivamente um par de touchscreens como dispositivos de entrada.
O engadget publicou um vídeo mostrando o uso da segunda tela, que revela várias possibilidades interessantes, mas eu ainda não estou convencido:
RelacionadosAcer

Nenhum comentário :

Postar um comentário

/* ------ Botão “Voltar Ao Topo do Blog” Com CSS3 E Jquery ------ */ ▲ Voltar ao Topo